contato

Aprovado e Financiado:

cnpq

Parceiros:

ifes ufes Sintraconst


Este é um projeto de extensão financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com a parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – Sintraconst-ES.


Este projeto tem como origem uma pesquisa de mestrado da Universidade Federal do Espírito Santo, defendida em 2013, intitulada “Restrições de processos construtivos de edifícios: uma abordagem a partir das percepções de engenheiros de obras”, desenvolvida pela engenheira civil Joice Paiva Tosta sob orientação do professor João Luiz Calmon. Após defesa da pesquisa, o projeto de extensão foi enviado ao CNPq com objetivo de expandir e dar continuidade ao trabalho, visando com que essa pesquisa contribuísse, de alguma forma, como ferramenta de gestão para empresas do setor construtivo.


A análise de restrições é ação fundamental para boa gestão de uma obra. As informações aqui disponibilizadas auxilia o engenheiro, de forma prática, para que essa análise seja realizada ao longo de todas as etapas construtivas da obra e mitigadas em tempo hábil para que não ocorram atrasos e custos extras.


As matrizes com as restrições por etapas aqui disponibilizadas estão longe de serem completas. O desenvolvimento de uma obra é um processo dinâmico e particular à cada projeto. Portanto, contamos com a colaboração dos gestores atuantes em obras para que nos ajudem a expandir cada vez mais essas matrizes com informações e experiências do seu dia a dia. Para isso, disponibilizamos um link com contato direto com os pesquisadores do projeto, para que essas matrizes sejam constantemente retro alimentadas e atualizadas.