Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

Sintraconst/ES participa do Dia Nacional de Paralisação

Data: 04/09/2013

A diretoria do Sintraconst/ES aderiu a manifestação do dia 30 de agosto. As centrais sindicais e vários sindicatos foram às ruas para manifestar contra a PL 4.330 da terceirização.

Vários piquetes foram realizados a partir das 5 horas da manhã para que todos pudessem participar da manifestação.

De acordo com a avaliação das centrais, a manifestação foi necessária porque deu continuidade aos protestos, passeatas e greves realizadas no dia 11 de julho, e potencializa a cobrança da pauta da classe trabalhadora. A agenda de reivindicações ainda incluiu a luta pelos 10% do PIB para a Educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; transporte público e de qualidade/mobilidade urbana; valorização das aposentadorias; reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.

Entenda: 

Em 2004, sobre a justificativa de regulamentar a contratação de terceirizados, o deputado federal Sandro Mabel (PMDB-BA) apresentou o Projeto de Lei número 4.330, que precariza ainda mais as relação trabalhistas.

De acordo com um estudo realizado pela CUT em 2011 e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o trabalhador terceirizado fica 2,6 anos a menos no emprego e tem uma jornada de três horas a mais semanalmente e ganha 27% a menos. A Cada 10 acidentes de trabalho, oito acontecem entre terceirizados.

Por isso no dia 30 todos se reuniram e foram às ruas para protestar sobre a PL 4.330 da terceirização.

 

Fonte: CUT Nacional

 

 

 

 

(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260