Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

28 DE MAIO: DIA NACIONAL DE LUTA E MOBILIZAÇÃO

Data: 29/05/2008

A CUT e demais centrais sindicais foram às ruas na manhã de ontem (28/05) cumprir sua promessa: GRITARAM para todo mundo ouvir que nós trabalhadores EXIGIMOS, QUEREMOS a aprovação da Redução da Jornada de Trabalho sem redução de salário.

O grito da companheirada ecoou de norte a sul do Brasil. Os companheiros lideraram marchas por diversas cidades brasileiras manifestando apoio público à Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40horas semanais sem redução de salário - que é um projeto de emenda constitucional (PEC - 393/01), do senador Paulo Paim (PT-RS).

No Espírito Santo, cerca de mil trabalhadores e trabalhadoras atrasaram entrada na Vale.

Além da redução constitucional para 40 horas semanais, os trabalhadores reivindicaram a ratificação das Convenções 151 - que possibilita a negociação coletiva no setor público - e 158 - que coíbe a demissão imotivada - da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Para o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, o Dia Nacional de Luta e Mobilização serviu para demonstrar o poder do movimento sindical. Ele disse ainda, que a mobilização em parceria com as demais centrais sindicais amplia a pressão social.

"Mais uma vez, a bandeira cutista tremulou bem alto de Norte a Sul, afirmando a garra da nossa militância e o compromisso com um projeto nacional de desenvolvimento que gere emprego e distribua renda. A redução da jornada e a ratificação das convenções 151 e 158 significam um passo importante na melhoria das condições de vida e trabalho da classe", declarou o presidente nacional da CUT.

 

Secretaria de Imprensa e Comunicação do SINTRACONST-ES
Telefax: 2125.4879 / ascom@sintraconst-es.com.br

(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260