Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

Trabalhadores da construção civil da Cesan paralisam atividades na Grande Vitória

Data: 18/07/2008

Vamos permanecer parados. Essa foi a decisão dos trabalhadores da construção civil das quatro empreiteiras que prestam serviços a Companhia Espírito Santense de Saneamento.

A decisão partiu da terceira assembléia realizada hoje (18/07), assim que retornaram da DRT. Nenhuma das empresas comparecerem a delegacia.  Os companheiros decidiram pressionar a classe patronal e a Cesan com realização de protestos pela  manhã desta sexta-feira.

 Unidos com muita garra e determinação, a companheirada marchou pelas ruas do centro da capital denunciando os abusos cometidos pelas empresas e o desrespeito pela categoria ao NÃO COMPARECEREM à Delegacia Regional do Trabalho.

Entenda a greve

O movimento grevista se iniciou na manhã da quarta-feira (16/07) após a realização de assembléia. A categoria decidiu se rebelar contra as arbitrariedades da classe patronal e decidiram que só retomam as atividades mediante a apresentação de uma proposta justa para toda a categoria.

Os companheiros reivindicam equiparação salarial, pagamento da Participação nos Resultados ainda de 2007 e cumprimento integral da convenção coletiva de trabalho.

Reunidos em assembléia, no auditório do Sintraconst, a companheirada levantou as irregularidades encontradas em cada empresa.

São queixas relacionadas ao não pagamento da Participação nos Resultados de 2007, atraso do tíquete alimentação que tem um valor precário de R$ 6,00 por dia que devem ser utilizados para o café da manhã e almoço, apontaram desvio de função durante o desenvolvimento das atividades, além das empresas não aderirem ao acordo de empréstimo consignado – que é um direito assegurado pela convenção coletiva.

A categoria está cansada de ter seus direitos arbitrariamente cassados pelos patrões. A companheirada vem demonstrando desde o início da greve que não entraram nessa para sair perdendo e vão entrar nas discussões para garantir o cumprimento integral da convenção coletiva de trabalho que obriga as empresas a praticarem o pagamento de adiantamento de salário e outras reivindicações de toda a categoria.

Na próxima segunda-feira (21/07), a partir das 7 horas, a categoria realizará protestos em frente ao pólo da Cesan de Santa Lúcia, localizado próximo ao SETPES e devem percorrer as ruas de Vitória em sinal de protestos e indignação.

Os serviços de abastecimento de água podem, infelizmente, sofrer prejuízos na Grande Vitória, pois são os companheiros da Construção Civil que prestam serviços de reparo e manutenção das redes da Cesan, além de realizarem ligações e cortes de água em toda região metropolitana do Espírito Santo.

  
Secretaria de Imprensa e Comunicação do Sintraconst-ES
Telefax: 2125.4879 /
ascom@sintraconst-es.com.br

(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260