Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

Sintraconst participa do Seminário Saúde da Mulher Negra da CUT-ES

Data: 28/07/2008

O Seminário Saúde da Mulher Negra – Perfil da Saúde e Trabalho dos Trabalhadores (as) no ES e o Papel do SUS realizado na última sexta-feira (25/07) no auditório do Sintraconst foi um sucesso.

As palestrantes da área da saúde trouxeram informações importantes sobre a mulher negra que correspondem a 36 milhões de pessoas em todo o Brasil.  

A palestrante Dra. Henriqueta Tereza do Sacramento que é Coordenadora do Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida do IPAMV/ES, convidada para dissertar sobre o tema: Saúde da Mulher Negra, deu início às falações destacando a importância do seminário para a discussão do tema que é ainda novo para a sociedade. 

Dra. Henriqueta destacou as principais doenças que afetam a mulher negra e enfatizou que a falta de ações de saúde específicas para estas mulheres tem sido o responsável pelo surgimento e agravamento de doenças. 

 Já a Dra. Liliane Santana, enfermeira especialista em enfermagem do trabalho da CEREST/ES discursou sobre a Saúde do Trabalhador e o Sistema Único de Saúde (SUS).

A palestrante apresentou as ações do Centro de Referencia do Trabalhador (CEREST), destacando o trabalho do Centro na questão do combate as irregularidades no ambiente do trabalho e ações de readaptação ocupacional dos trabalhadores vítimas de acidente.

O CEREST desenvolve várias ações no âmbito da saúde do trabalhador, promovendo encontros grupais com trabalhadores para discussão do tema saúde e segurança no trabalho, além de realizar coletivos para trocas de informação e experiência.

Qualquer trabalhador acometido de alguma doença ocupacional pode entrar em contato com o CEREST no telefone 3338.1802 e marcar uma consulta.

Estiveram presentes no seminário, os secretários de Formação Obadias Filho e de Políticas Sociais, Hildebrando Paranhos, ambos da Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT-ES), além dos dirigentes sindicais, do Sintraconst-ES, José Carlos Lourenço, o Amaral, ativista do movimento negro no Espírito Santo e da Maria de Fátima, mais conhecida como Pretinha, diretora de fomento de políticas para a mulher na Construção Civil, recentemente eleita integrante da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores da Construção e da Madeira (Conticom/CUT).  


Secretaria de Imprensa e Comunicação do SINTRACONST-ES
Telefax: 2125.4879 / ascom@sintraconst-es.com.br

(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260