Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

Sintraconst, você e todo mundo contra a AIDS

Data: 08/12/2008

É isso aí, no Dia Nacional de Combate a AIDS, lembrado sempre no dia 1º de dezembro, o Sintraconst levou o tema HIV para discussão na tradicional reunião de segunda-feira.

O objetivo foi lançar um alerto sobre a gravidade da doença e reforçar as formas de contágio e prevenção para a categoria da construção civil.  

 

Para se ter uma idéia da gravidade do problema, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, de 1980 a junho de 2008, foram notificados 506.499 casos de AIDS no Brasil.

 

No Espírito Santo, foram registrados, de 1985 (quando foi notificado o primeiro caso de Aids no Estado) até junho de 2008, 6.075 casos de Aids, segundo a Coordenação Estadual de DST/Aids. Atualmente, são 2.756 pessoas em tratamento.

 

A campanha do Sintraconst contra AIDS foi realizada durante uma semana. Realizamos além da palestra, várias ações de prevenção a doença.

 

O sindicato ficou ornamentado com banners, contendo informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de fornecer instruções sobre como utilizar a camisinha.

 

Não marque bobeira, a AIDS não tem cara! Use camisinha sempre!

 

Saiba mais

 

O que é a AIDS?

A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. O vírus diminui a resistência do corpo humano contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.

 

Formas de contágio

 

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno. 

Assim pega Assim não pega
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados

Sexo, desde que se use corretamente a camisinha

sexo vaginal sem camisinha Masturbação a dois
Sexo anal sem camisinha Beijo no rosto ou na boca
Sexo oral sem camisinha Suor, lágrima, aperto de mão ou abraço
Uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa Picada de inseto
Transfusão de sangue contaminado  Talheres / copos
Mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação

Assento de ônibus, piscina, banheiros, pelo ar

  Doação de sangue
  Sabonete / toalha / lençóis

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

Como e onde é realizado o teste?

 

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. O exame pode ser realizado em laboratórios de saúde pública,  Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Nos CTA, o teste anti-HIV pode ser feito de forma anônima e gratuita.

 

Prevenção

Uso contínuo da camisinha em todas as relações sexuais. O preservativo tem de 90 a 95% de eficácia comprovada em estudos.

 

Grupos de risco

Não existe mais isso. A doença é freqüente em homens e mulheres heterossexuais, quanto em homossexuais, além de ter aumentado o número de infectados por pessoas com mais de 50 anos e mulheres. 

 

Clique, para saber onde procurar atendimento e novas informações.

 

Secretaria de Imprensa e Comunicação do Sintraconst-ES

Telefax: (27) 2125.4879 / ascom@sintraconst-es.com.br 

(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260