Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

Saúde e Segurança é o que interessa

Data: 21/01/2010

O Sintraconst/ES definiu que 2010 será um ano de incessante luta por condições de trabalho que combatam as situações que facilitem a ocorrência de acidentes de trabalho.

Em 2009 convivemos com o assustador número de 20 companheiros mortos em canteiros de obras na Grande Vitória. Esse número, que a partir da morte dos companheiros, vira apenas estatística, deixa para trás centenas de pessoas que formam o grupo familiar, de amigos e de relacionamento de cada um desses companheiros mortos. Ou seja, atrás de cada acidente se escondem histórias de dor e tristeza, abandono e desespero.

O problema torna-se ainda mais grave quando se constata que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas, simplesmente com o uso de Equipamento de Proteção Individual, o que muitas vezes é negligenciado por empresas ou mesmo por trabalhadores.

É preciso um firme e permanente trabalho de conscientização de que promover a segurança no trabalho é responsabilidade coletiva e cotidiana.
O Sintraconst/ES também não vai mais tolerar mortes de trabalhadores sem mostrar sua indignação à sociedade.

Em caso de acidentes fatais, paralisaremos obras a fim de que os companheiros do trabalhador morto possam acompanhar o seu velório. No dia do enterro, estaremos de luto e os trabalhadores daquele canteiro vestirão seus uniformes para homenagearem seu companheiro em um dia de paralisação.
Com isso convidaremos todo o movimento sindical e a sociedade capixaba a refletirem sobre as condições de trabalho das pessoas que constroem o Espírito Santo e o Brasil.


Carioca
Presidente do Sintraconst-ES

(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260