Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

Sintraconst marca presença no Dia Nacional de lutas em Vitória

Data: 12/02/2009

O Dia Nacional de Lutas (11/02) foi marcado por manifestos em todas as capitais do Brasil.

Aqui no Estado, os protestos se iniciaram no começo da manhã. A nossa Central Única dos Trabalhadores liderou um manifesto às 6h da manhã na portaria da Vale.

Na ocasião, fomos protestar contra a proposta do presidente da empresa, Roger Agneli que propôs a redução do salário com afastamento do trabalho por seis meses.

Logo em seguida as lideranças da Cut e vários diretores de sindicato, inclusive nosso presidente Carioca se reuniram com o governador Paulo Hartung para cobrar soluções enérgicas para o enfrentamento da crise financeira internacional no Espírito Santo. Fomos comunicar mais uma vez ao Governo, que não aceitamos pagar pela crise. 

Em reunião, o governador Hartung reafirmou o compromisso de criar um Fórum Permanente tripartite, cujo papel será o de observar os efeitos da crise financeira mundial no Estado, buscando medidas para evitar desemprego.

Hartung também assumiu o compromisso de enviar em março para a CUT o plano de investimentos do governo para o ano de 2009. Nesse documento estará contido tudo o que o Estado investirá durante o ano nas mais diversas áreas. Os dirigentes sindicais cobraram do governo que não corte investimentos em nenhuma área durante o ano, como forma de minimizar os efeitos da crise.

O Dia Nacional de Lutas também realizou uma passeata com a participação de sindicalistas, ativistas sociais e estudantes pelas avenidas do Centro de Vitória. O objetivo foi colocar para a sociedade, o posicionamento claro da Central sobre crise.

Metalúrgicos, comerciários, operários da construção civil, trabalhadores de entidades sindicais e tantos outros companheiros se juntaram ao manifesto e disseram  NÃO a qualquer política para o enfrentamento da crise que venha retirar direitos já conquistados. Os protestos se encerraram por volta do meio-dia.

Clique aqui, para visualizar as fotos da manifestação.

Redação
Lucas Inácio
Secretaria de Imprensa e Comunicação do Sintraconst-ES
Telefax: (27) 2125.4879 /
ascom@sintraconst-es.com.br

(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260