Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

CUT/ES lança campanha por Piso Salarial Estadual

Data: 06/07/2011

A CUT/ES, ao lado da Federação dos Trabalhadores na Agricultura e da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo, apresentou ao governo do Espírito Santo uma pauta de reivindicações que contempla interesses dos movimentos populares e de trabalhadores urbanos e rurais. Uma dessas propostas, surgida no interior da CUT/ES, é a de instituição de um Piso Salarial Regional no Estado com valor superior ao do salário mínimo nacional. Nesta entrevista, o presidente da CUT/ES, José Carlos Nunes, fala sobre as negociações com o governo do estado sobre o assunto e sobre a campanha a ser lançada para a sociedade capixaba.
 
CUT/ES – Por que um piso salarial regional?
Nunes – Por que o Espírito Santo apresenta índices de crescimento acima dos verificados em outros estados e superior mesmo ao do país. E nosso estado tem um histórico de concentração de renda que precisa começar a ser revertido. A instituição de piso regional superior ao mínimo é uma ferramenta na distribuição de renda.

CUT/ES – Como o governo estadual recebeu a proposta?

Nunes – A princípio o governo se diz disposto a aceitar a idéia e desenvolver estudos no sentido de avaliar a viabilidade de tal medida. Em resposta À CUT, Fetaes e Famopes, o vice-governador Givaldo Vieira afirmou que o governo vai ainda conversar com a Federação Estadual das Microempresas e com Associação dos Municípios Capixabas para discutir impactos e expectativas. Isso nós já vemos como um início de tomada de posição.

CUT/ES – A CUT vai lançar uma campanha sobre o assunto?

Nunes – Sim. Por enquanto essa discussão, que nasceu dentro da CUT, foi debatida no movimento sindical e hoje aguarda retorno do governo. Mas nós queremos que a sociedade capixaba discuta o assunto. Para tanto, lançaremos uma campanha com o propósito de trazer a sociedade para este debate ao mesmo tempo que o levamos para ela.

CUT/ES – Quando será lançada a campanha?

Nunes – No dia 6 de julho estaremos nas ruas participando aqui de um dia nacional de mobilização e luta. Nesse dia então, junto às outras bandeiras de luta que levaremos para as ruas, vamos lançar a campanha “Piso Regional: O Espírito Santo pode Mais

(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260