Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

Trabalhadores da construção do Espírito Santo recebem o menor salário do Sudeste

Data: 18/06/2012

O Espírito Santo é o estado que apresenta os menores salários da Região Sudeste quando o assunto em questão é a área de construção. Pelo menos foi isso o que revelou a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) que analisou dados nacionais referentes ao ano de 2010.

No documento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado foi o que apresentou a menor remuneração no item pessoas ocupadas entre seus vizinhos. O ranking ficou assim: São Paulo (12.137.324), Rio de Janeiro (4.549.965), Minas Gerais (3.990.826) e Espírito Santo (925.729).

Os dígitos com relação ao salário não são nada animadores, conforme revelou a pesquisa da PAIC. No ano de 2009, as empresas de construção do Estado pagavam um total de 494.785. No ano seguinte, este valor subiu para 566.134.

A PAIC é referência em todo o território nacional e tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade da construção no País e suas transformações ao longo do tempo, através de levantamentos anuais, tomando como base uma amostra de empresas de construção. A série da PAIC teve início em 1990 tendo como cadastro de seleção os Censos Econômicos 1985.

As pesquisas anuais têm o duplo papel de propiciar informações essenciais relativas à atividade e de constituir o núcleo de informações em torno do qual articulam-se as demais pesquisas econômicas, tanto as de acompanhamento conjuntural (periodicidade inferior a um ano) como as de aprofundamento temático (pesquisas-satélites). Isso possibilita o registro mais fiel possível do que acontece nas empresas da área de construção.

Todo esse estudo serve de base para novos projetos assim como para a análise de possíveis falhas no setor. A PAIC prioriza o levantamento de informações econômico-financeiras voltadas a subsidiar o Sistema de Contas Nacionais nas estimativas de valor da produção, consumo intermediário, volume e composição do valor adicionado, formação de capital e pessoal ocupado do segmento empresarial da atividade de construção.

O cadastro básico de seleção da PAIC é obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - Cempre, cuja gestão está sob a responsabilidade da Gerência do Cadastro Central de Empresas do IBGE. A unidade de seleção da PAIC é a empresa. Sua população-alvo é definida pelo âmbito da pesquisa.

Para atingir seu público de interesse de forma direta, a PAIC utiliza um modelo único de questionário para a coleta das informações, sendo possível enviá-lo preenchido diretamente ao IBGE pela Internet - no endereço http://www.ibge.gov.br/ -, possibilitando, assim, a elaboração de tabelas e cruzamento de dados nas questões de interesse.

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/economia/noticia/2012/06/trabalhadores-da-construcao-do-espirito-santo-recebem-o-menor-salario-do-sudeste.html

(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260