Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem do Estado do Espírito Santo

Trabalhadoras Cutistas conquistam uma importante vitória: A PARIDADE

Data: 16/07/2012

A paridade que vem sida muito discutida nos meios sindicais, ganhou força durante o 11º Congresso Nacional da Central única dos Trabalhadores (CONCUT), em São Paulo. AS trabalhadoras conquistaram uma grande vitória com a aprovação da paridade entre homens e mulheres nas instâncias de direção.

Nas próximas eleições, ou seja, em 2015, tanto a Direção Executiva nacional quanto as estaduais da CUT deverão reservar ao menos 50% de cargos para cada gênero.

Entenda mais:

Há 19 anos a Central aprovou a destinação de 30% das vagas para cada gênero, isso na 6ª Plenária em 1993. Já em 2008, durante a 12ª Plenária Nacional da CUT, a definição passou a integrar o estatuto da entidade. 

2012

Em 2012, no 11º CONCUT, no auditório do Transamérica Expo Center, onde aconteceu o congresso, mulheres cutistas se posicionaram diante da mesa responsável que conduzia a votação, com bandeiras da cor lilás e batuques. Por uma questão de igualdade, um espaço foi aberto para que as trabalhadoras favoráveis e contrárias expusessem os argumentos.

Logo após as argumentações, a esmagadora maioria ergueu os crachás e disse sim à ampliação da participação das mulheres nas instâncias de poder da CUT. 

Como não poderia deixar de ser, aos gritos de Central Única das Trabalhadoras, elas demonstraram que cada vez mais, o movimento sindical reconhece que tem dois gêneros.  

Fonte: www.cut-org.br


(27) 99696-3966

Rua Pereira Pinto, 37, Centro, Vitória/ES, 29.016-260